O longa metragem de 1985, A Hora da Estrela narra os acontecimentos na vida de Macabéa uma nordestina e semi-analfabeta que trabalha como datilografa. O filme é uma adaptação do livro de Clarice Lispector.
A vida de Macabéa é simples, ela se interessa pelas coisas que ouve no rádio, ele é sua maior fonte de saber. A nordestina interpretada pela então estreante no cinema, Marcélia Cartaxo se resume em Macabéa, moça de 19 anos, virgem e que gosta de coca-cola.
Uma reviravolta acontece em seu universo, quando conhece Olímpico de Jesus um metalúrgico que virá a ser seu namorado.A adaptação capta a essência da personagem Macabéa. A tristeza e solidão da datilografa é explorada com delicadeza. A diretora Suzana Amaral afirmou em entrevistas que Macabéa seria, na época do filme, o retrato de uma nação. A jornada da personagem remete aos longas Noites de Cabíria e O Casamento de Muriel.
Marcélia Cartaxo foi escolhida para dar vida à protagonista por possuir a inocência que a diretora buscava. Diferente das atrizes já acostumadas ao cinema, Marcélia Cartaxo transmitia naturalidade. Sua atuação lhe rendeu o urso de prata na categoria melhor atriz no festival de Berlim. A Hora da Estrela arrecadou 9 prêmios ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário