13/08/2012

O segredo dos seus olhos (2009)



   

                                                   Fonte: Divulgação



   O oficial de justiça aposentado Benjamin Esposito (Ricardo Darín) resolve escrever um romance baseado num crime brutal ocorrido no ano de 1974, o assassinato da jovem Liliana Coloto (Carla Quevedo).  Sua empreitada o obriga a reencontrar-se com a advogada Irene Hastings (Soledad Villamil), um amor antigo que na atualidade encontra-se casada. A reaproximação o leva a repensar os rumos de sua vida.  Em 1974, o país passava por um período de forte repressão política, e ainda que elucidado o caso, o assassino confesso é liberado, respaldado por amigos e conexões políticas.

   O longa fala sobretudo de vidas vazias e das escolhas (ou fatalidades) que levaram a esse caminho. Falta a letra “A” na máquina de escrever do aspirante a escritor Esposito, metaforicamente, há uma lacuna que em 25 anos dedicados ao trabalho, casamentos e relacionamentos fortuitos não se cerrou. Não menos importante, é o fiel amigo e um tanto consumido pela embriaguez, Pablo Sandoval (Guillermo Francella) partindo dele a constatação de que os homens mudam, mas suas paixões permanecem (de Esposito por Irene; Sandoval pelos bares; do assassino pelo futebol) e uma impactante prova de amizade.

   O filme, baseado no romance de Eduardo Sacheri, venceu o Oscar 2010 na categoria de melhor filme estrangeiro, vindo reafirmar a proficiência do cinema argentino, tendo o próprio Juan José Campanella concorrido no ano 2001 por “O filho da noiva”. Sua força está no roteiro, um tanto poético, e na naturalidade dos diálogos, principalmente entre Esposito e Sandoval (à la Sherlock Holmes e Dr. Watson no longa de Guy Ritchie). Destaque também para maquiagem e figurino, que transmitiram veracidade ao deslocamento temporal do longa.

   Os olhos que intitulam a trama são os do apaixonado Esposito, explicitado nos constantes planos fechados quando dado os diálogos entre o oficial e sua chefe (Irene) e é a questão do olhar que leva a desvendar o caso. Conforme mencionado pelo protagonista: “Os olhos falam demais. É melhor que se calem. Às vezes é melhor não olhar”.
  
   Com um desfecho um tanto reflexivo, o viúvo Morales (Pablo Rago), respondendo ao questionamento do oficial de como aprendeu a viver sem a esposa (Liliana), decreta que ao assassino o pertinente seria prisão perpétua, para que este viva muitos anos e que cada dia venha o lembrar de quão “nada” é sua vida. Quanto à Esposito, este adentra na sala de Irene sob sua advertência “Vai ser complicado”, deixando subentendido que ele finalmente irá declarar o que seus olhos denunciaram o tempo todo.



Ficha Técnica


Nome: O segredo dos seus olhos (El secreto de sus ojos)
Páis: Argentina
Ano: 2009
Duração: 127 min
Direção: José Juan Campanella
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário