19/06/2012

Submarine

Disponível em: Collider.com - Acesso em 11 jun.2012


O filme, uma adaptação do livro de Joe Dunthorne dirigido por Richard Ayoade, conta a história de Oliver Tate, um menino sonhador e instropectivo que acaba se apaixonando por Jordana, a garota nada popular do colégio. Enquanto descobre novos sentimentos ele se vê dividido entre cuidar do seu relacionamento ou salvar o casamento de seus pais.

O roteiro encanta pelos diálogos bem estruturados, nas locuções em off ouvimos Oliver divagar sobre a vida com textos muito bem escritos. A direção de fotografia, feita por Erik Wilson (muito conhecido por fazer fotografia de clipes de bandas famosas como Kasabian, Yeah Yeah Yeah's e Arctic Monkeys) é encantadora, dando ao filme um toque retrô através do uso de filtros na pós-produção.

Diretamente da banda Arctic Monkeys, o vocalista Alex Turner é responsável pelas lindas melodias que integram a trilha sonora do filme, cativando aos bons ouvintes. As músicas “Glass in the Park” e “Hiding Tonight” são as mais marcantes durante toda a projeção.

Disponível em: Outnow.ch - Acesso em 11 jun.2012

O filme deixa explícito as divisões entre primeiro, segundo e terceiro atos, tais divisões se tornam visíveis através de letterings inseridos no filme pelo diretor. No primeiro ato conhecemos Oliver, sua maneira de pensar e ver o mundo e também ficamos sabendo um pouco sobre Jordana, a menina rebelde e nada popular que roubou sua atenção. No segundo ato aparece o conflito, um ex affair de sua mãe se muda para a casa ao lado, botando em risco o casamento de seus pais e, ao mesmo tempo, a mãe de Jordana fica doente, fazendo com que sua personalidade mude, assustando Oliver. O terceiro e último ato traz a resolução dos conflitos apresentados, o casamento de seus pais é salvo, mas ao se afastar de Jordana,  ela encontrou um novo alguém.

É após esse momento que somos presenteados com um epílogo, como todo bom filme juvenil, precisamos de um final feliz para o jovem Oliver.

Em suma, Submarine é um filme sobre o amor, seja ele maduro depois de anos de casado ou uma paixão recém estabelecida. Enquanto os fãs de Amélie Poulain saem falando que os tempos são difíceis para os sonhadores, quem assiste Submarine percebe que até os sonhadores têm direito à um final feliz.

2 comentários:

  1. Legal, fiquei com vontade de assistir.
    Curto muito uma fotografia retrô.

    Ben Stiller foi o produtor?

    ResponderExcluir