29/04/2011

Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men)

(obs: não sei o que você pode achar, mas particularmente eu penso que esta crítica é SPOILER... Depende da sua impressão do filme, por via das dúvidas acho melhor você vê-lo primeiro)



Pouco mais de um ano atrás eu assistia a este filme pela primeira vez: e minhas impressões a respeito dele eram bem diferentes das que tenho agora. Lembro-me que quando terminei, lembrei-me do documentário de Michael Moore Tiros em Columbine e simplesmente pensava que a ficção dos irmãos Coen era na verdade um filme surrealista, agarrada ao fato do cherife Ed Tom Bell relatar um estranho sonho no final da projeção e depois concluir: "E aí acordei". Mas quando resolvi ler críticas a respeito do filme, encontrei vários comentários que não compartilhavam nada da minha interpretação - pelo contrário, todos apontavam para a natureza cruel da espécie humana, num coral uníssono... E nem mesmo isso me fez voltar atrás com a minha opinião. Ao menos, naquela época.

Mas a nossa espécie é realmente traiçoeira, a ponto de nós mesmos nos "pegarmos" fazendo coisas que não achávamos ser capazes sequer de pensar. E todos nós fazemos essas coisas, mesmo não querendo admitir.

Segundo Michael Moore, assassinos em massa como o atirador de Columbine - e consequentemente o do Rio de Janeiro - não passam de excessões à regra em nossa sociedade, que juntando experiências de vida complicadas a algum tipo doença mental acabam por arquitetar e executar atitudes absurdamente cruéis. Analisando por essa ótica, a hipótese do "surrealismo" presente em No Country For Old Men é perfeitamente encaixável, não fosse ironicamente pelo próprio título que o filme carrega.

Fechando - por enquanto - o parênteses a respeito dos ideais que o filme carrega, vamos nos ater à obra em si e dizer que ela é fantástica. Com o ritmo - considerado por alguns como "lento", por mim como "suspensioso" e imprevisível - dos irmãos Coen, a trama se desenvolve sem pressa e cheia de suspenses, paradas silenciosas e momentos agoniantes, tudo isso no ambiente vazio dos desertos do Arizona, que contribuem para o isolamento contínuo de alguns de seus personagens. Falando nisso, o ator espanhol Javier Bardem encarna a figura absurdamente perfeita do assassino Anton Chigurh, com seu jeito contido, centrado... E ameaçador. A monstruosidade de sua atuação faz de Chigurh um personagem que sempre está em evidência até mesmo fora de cena - e por melhor que fosse o roteiro, sem sua interpretação, todo esse cuidado seria jogado ralo abaixo.

Não há como negar a beleza da fotografia, a acertividade da trilha sonora, a criação perfeita desse universo caótico que irremediavelmente lembra os velhos tempos do Oeste norte-americano - épocas selvagens e violentas também, onde a violência era algo rotineiro, o que nos leva novamente ao assunto tratado no início desta crítica...

Cormac McCarthy queria falar da natureza cruel e assassina do ser humano, isso é um fato inegável. Mas concordar ou não com ele já é outra história, depende muito de quem estiver assistindo e do que cada um de nós acredita. Ao mesmo tempo que lembro da ideologia de Michael Moore, por outro lado penso em tempos remotos da nossa História, quando atirar prisioneiros num coliseu cheio de leões famintos era considerado uma diversão extremamente popular no Império Romano. Depois disso, penso na comédia Duplex, e no fato de que o casal interpretado por Ben Stiller e Drew Barrymore não faz mais do que traduzir o que qualquer um sente e quer fazer com um vizinho insuportável.

Então venho à minha pergunta: será que somos realmente "bonzinhos" ou a nossa suposta boa-conduta não é nada mais do que o medo que temos de sofrer as consequências de nossos atos? Isso não faz com que a única diferença entre nós e esses assassinos em massa seja a nossa... "Fraqueza"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário