Título original: Blood Diamond
Lançamento: 2006 (EUA)
Direção: Edward Zwick
Atores: Leonardo DiCaprio,Jennifer Connelly, Djimon Hounson, Kagiso Kuypers.
Duração: 138 min
Gênero: Aventura
Um filme que entra no território político ao contar de forma superficial a Guerra Civil de Serra Leoa, na África, na década de 90. Guerra que financia a exploração de diamantes locais. Diamantes, esses conhecidos como "Diamantes de Sangue".
É uma trama curiosa e cheia de reviravoltas. Mostra Leonardo de Caprio em um personagem ambicioso, aproveitador e oportunista, que engana para alcançar seus interesses. Seus interesses agora estão focados em uma pedra rara e preciosa, um diamante róseo. Danny Archer (Leonardo de Caprio) tenta enganar o pai de um menino sequestrado por guerrilhas. Promete ajudá ao pai encontrar a criança, mas, seu interesse é o diamante.
Para mostrar o conflito dos diamantes o diretor é bem clichê. Mostra os conflitos na África intercalada com cenas dos engravatados da ONU, mas é claro que chefiada pelos Estados Unidos da América. Novamente mostrado como o herói do mundo.
É um grande filme, muito importante para tentar fazer o mundo a acordar para os conflitos etnicos, sociais e humanos. É um filme que nos faz rever nossos valores. E o que realmente vale apena.
Mas, é mais um filme que envolve um falso engajamento. Se você espera realmente ver a realidade nua e crua, não se engane. É mais uma história de um mocinho anti-herói que salva a pátria.
Natalie Patricio
Nenhum comentário:
Postar um comentário