29/04/2011

Rio - Carlos Saldanha



Mais uma vez o grande diretor Carlos Saldanha nos prestigia com uma nova animação, mas dessa vez, com uma temática bastante brasileira. Foi uma grande sacada do diretor mostrar mais o Brasil para o mundo, mas ele ainda usa o estereótipo de que Brasil é só “futebol, carnaval e bunda”.
O que impressiona em Rio é a qualidade técnica da animação. A forma como Rio de Janeiro foi reproduzida na animação está incrível. É um filme com cenários muito bonitos: grandes planos gerais, cenas de vôo quete fazem viajar pela cidade, é uma sensação incrível.

Saldanha foi bastante inteligente em utilizar ícones brasileiros. Uma das cenas acontece durante o desfile de carnaval na Sapucaí; tem uma cena de vôo que eles circundam o Cristo Redentor e o Corcovado. Com isso ele dá mais noção de localização para os espectadores do mundo todo. Se fossem mostrados locais pouco conhecidos internacionalmente, com certeza teria gente pelo mundo perguntando: “Mas isso é o Rio de Janeiro? Isso é Brasil?” e o filme poderia ficar pouco realista lá fora.
O roteiro é muito bom, mas não tem nada de mais. Conta a história de duas araras azuis, a fêmea mora no Brasil e o macho nos Estados Unidos. Um pesquisador quer cruzar os dois, mas ao chegar no Brasil eles acabam sendo capturados por traficantes de animais e a história começa a girar em torno da tentativa de sobrevivência deles.
O complicado é que Blue (a arara macho) é de cativeiro e não sabe voar, então ele precisa aprender o quanto antes. É um roteiro bastante envolvente e engraçado, vai te arrancar umas boas risadas.

2 comentários:

  1. poxa, vi um teaser dessa animação e já ri horrores, qr muito ver e deixar as críticas ruins de lado

    ResponderExcluir