28/06/2011

Noviembre

Novembro é um documentário com formato comum, que já vemos em vários e vários filmes. As pessoas que participaram da história do grupo Noviembre vão relatando os principais acontecimentos, que são encenados ao longo do filme. Ao vê-lo percebi que tinha algo estranho, pois cronologicamente as pessoas reais estavam muito mais velhas do que deveriam. Mas ao mesmo tempo tudo parecia tão real, realmente pareciam que tinham vivido aquilo.

Assim, depois de terminado o filme, fui pesquisar e descobri que todas as pessoas que supostamente participaram dos depoimentos eram atores fazendo papel de atores. Gostei bastante da ideia, o que torna Novembro diferente dos outros documentários.

O filme relata a história do grupo de teatro liderado por Alfredo, Noviembre, ele quer fazer um grupo independente, com apresentações na rua. Quer chocar o público de várias formas, tanto por não estar esperando uma peça, quanto sobre os temas abordados e a forma que são abordados. Por esses motivos, eles vão parar na delegacia várias vezes, seus materiais são detidos, e são proibidos de se apresentarem na rua.


As ideias de Alfredo de querer uma arte mais livre me fizeram pensar sobre a arte, o que eu quero dela, se está certa vendê-la, e se eu quero ganhar dinheiro. Também me fez pensar quando Alfredo diz: “Adoraria mudar esta merda de mundo, e acredito que ele ainda pode ser mudado...” Porque também quero mudar o mundo, e apesar de algumas vezes acreditar que ele não pode ser mudado, continuo fazendo minha parte que acredito que pode ser maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário