30/05/2011

MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (1999)


O filme conta a historia da vida de Irineu Evangelista de Souza que ficou conhecido como o Barão de Mauá e foi um dos mais importantes colaboradores para o desenvolvimento do capitalismo no Brasil.
O menino que nasceu no Rio Grande do Sul ficou órfão de pai ainda criança e foi mandado pela mãe para morar com um tio no Rio de Janeiro, onde acaba por descobrir seus dons para os negócios.
Irineu cresce e é adotado por Carruthers (Michael Byrne), um escocês que vivia no Brasil, assim ele ficaria conhecido como o Barão de Mauá, interpretado por Paulo Betty. Ele se apaixona por May (Malu Mader),sobrinha de Carrulhers com quem se casar e tem vários filhos.
Rico e poderoso na capital do Rio de Janeiro, logo Mauá desperta inveja no Visconde de Feitosa (Othon Bastos), que acaba por se tornar seu maior inimigo.


A persistência e dedicação fizeram com que o Barão de Mauá se tornasse reconhecido pela sua contribuição para o crescimento econômico deste país. Sua história é empolgante e a excelente atuação de Paulo Betty torna a narrativa ainda mais interessante e dinâmica. Este é mais um da lista que estão sempre presentes nas salas de aula.


Uma belíssima produção com uma tão igual direção de Sérgio Rezende e com um elenco abrilhantado por Othon Bastos, Antonio Pitanga entre outros, Mauá, o Imperador e o Rei deixa a sua contribuição para a cultura histórica e cinematográfica do Brasil. A fotografia é de muito bom gosto e a fidelidade dos cenários e figurinos complementam a caracterização dos personagens enriquecendo a temática.
Diane Grossko

Nenhum comentário:

Postar um comentário