14/03/2011

PERSEPOLIS

Persepolis é uma animação que foi produzida no ano de 2007, com direção de Vincent Parannaud e Marjane Satrapi.
Com  um roteiro nada infantil e uma animação em 2D esse longa foi indicado a premiação máxima do cinema, o Oscar de melhor animação, mas acabou perdendo para o filme “Ratatouille”.
O roteiro foi escrito por Marjane Satrapi e é, na verdade, sua autobiografia adaptada para animação, onde ela retrata as dificuldades de se viver em um país como o Irã. Mas ao contrario do que possa parecer, o filme não fala somente das tragédias pelo qual o país passava, mas mostrava de forma muito engraçada como a sua família era uma família muito unida e moderna (em especial a sua avó), mostrava que apesar de todas as dificuldades ela ainda alimentava sonhos de viver no seu país com mais liberdade e como as pessoas faziam para driblar o autoritarismo proporcionado pelo governo.
Outro fator que faz esse longa ser diferenciado é a sua trilha sonora, com músicas como “Eye the tiger” fazem com que o espectador não tire os olhos da tela nos seus 95 minutos de duração. A montagem do filme é bem linear e com um ritmo que fica fácil de compreender o que se passa na trama e a direção de fotografia mostra claramente os momentos em que ela está contando o que aconteceu no passado e quando a história se passa no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário