02/05/2011

[ REC ] (2007)



Os filmes em 1ª pessoa, ou seja, aqueles em que um ou mais personagens da narrativa carregam a câmera que registra a história, na maioria das vezes dando aspecto de filmagem amadora, tem conquistado cada vez mais espaço na tela grande, principalmente pelo gênero terror. A febre que começou com o falso documentário A Bruxa de Blair (1999) chamou a atenção, e com isso também surgiram: Diário dos Mortos (2007), Cloverfield (2008) e O Último Exorcismo (2010). Mas desde 1999, o que realmente mais impressionou a todos foi REC.

Filme espanhol com roteiro original, REC trata-se da noite em que uma jornalista e seu cinegrafista acompanhavam um grupo de bombeiros em seu plantão, que receberam um chamado para salvar uma senhora presa em seu apartamento. Dentro do edifício descobrem uma infecção contagiosa, acabando cercados por policiais que estão ali para impedir que saiam, para que a doença não se espalhe.

Do ponto de vista da câmera do cinegrafista, o filme é tenso, obscuro, brutal e polêmico. Muito além de ser somente um filme de “monstros” com banho de sangue, REC escancara, com realismo, assuntos que envolvem conspirações e a indiferença e frieza da natureza humana em casos de desespero.


[REC, filme de terror de 2007, dos diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza. Tem uma seqüência (REC 2) filmada no mesmo ano, mas que estreou em 2009 nos cinemas, cuja trama se passa alguns minutos após o início dos acontecimentos do primeiro filme, e já tem continuação (REC: Genesis) com lançamento marcado para 2011. Foi feita uma refilmagem americana chamada Quarentena em 2009, que desagradou críticos, fracassou em bilheterias e foi descartada pelos fãs da série.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário