02/05/2011

Aspectos Técnicos de Rio


RIO (Blue Sky 2011)








Rio, o longa de animação 3D que se assemelha perfeitamente com a cidade que inspirou o filme, Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, com as belas e encantadoras paisagens, se contrasta com a realidade das favelas. O filme assim como a cidade também traz seus contrastes, nesse caso, os personagens caricatos e divertidos, as cenas incríveis e espetaculares das paisagens cariocas capaz de deixar qualquer um de queixo caído vão de encontro com um roteiro fraquíssimo, altamente previsível e sem nenhuma grande “sacada” na metade do filme já é possível saber que Blu vai aprender a voar na ultima cena para salvar a sua amada.




E deixando de lado a história vou analisar a questão técnica que envolve o filme.
Sem Duvida Rio é um dos filmes mais complexos já produzidos em termos de computação gráfica, somente o fato de ter como plano de fundo uma cidade famosa, conhecida no mundo inteiro e que diretamente é relacionada ao contexto narrativo do filme torna a responsabilidade de ter esse cenário perfeito. E não é qualquer cidade, é o Rio de Janeiro, uma cidade altamente complicada, pois são ambientes muito variados, têm montanhas, prédios, floresta, praia, favela, mar e aplicar a todos esses cenários vida, pois são pássaros, pessoas, cachorros, macacos que interagem nesse meio. E aja trabalho para modelar, texturizar, iluminar e renderizar tudo isso.



Pra se ter uma idéia da complexidade, é uma semana de trabalho para cada segundo de animação, além disso, a Blue Sky desenvolveu softweres específicos para cumprir algumas tarefas como por exemplo fazer as penas das aves que se soltam ao movimentos dos pássaros e montar as favelas que na minha opinião ficaram perfeitas. veja mais na coluna conect do jornal da globo
Mas a cena que mais me chamou atenção foi a cena do Sambódromo onde a personagem Linda esta em um carro alegórico e em um movimento de câmera a imagem sai do rosto da personagem para uma geral de to a marques de Sapucaí em pleno desfile de escola de samba com inúmeros personagens, nas arquibancadas, no avenida desfilando, é muita gente compondo a cena. E pra quem edita fotografia, o que deixa a edição pesada é a quantidade de pixels da foto, que edita vídeo sabe que o que deixa a edição pesada é a quantidade de efeitos e filtros aplicados, já na edição em 3D, o que deixa o trabalho pesado e come recursos da maquina é o numero de faces presente em um modelagem, e essa cena é absurda.
Foi uma grande conquista da Blue Sky, em relação a desenvolvimento de sua tecnologia aumentando e muito a qualidade de suas produções e financeiramente também, só no Brasil o filme arrecadou em seu fim de semana de estréia mais de 14 milhões de reais.
E que venha o próximo.





Jean Belegante

Nenhum comentário:

Postar um comentário